Oferecer algo ao coração

"A compaixão também pode ser treinada e merece uma atenção ainda maior já que não fomos treinados para nos oferecer cuidado, tendemos na verdade a buscar esse cuidado fora."
mindfulness e a compaixão coração amor

Que agora estejas aqui!!

Como é bom escrever sobre Mindfulness a partir do Sentir. 

Esses momentos de escrita são um convite para continuar cultivando a presença ao longo da semana, ou seja, estendendo a proposta de segunda para a vida.

Sentir o corpo é sempre um convite, afinal de contas nos comportamos através dele, moramos nele. E segunda nos aprofundamos um pouco no Sentir e Cuidar do coração, oferecendo uma pausa para esse pulsar que mais cuida do que é cuidado.

Segundo a escritora Tara Brach, existem 3 variáveis que precisam estar presentes para que a prática seja completa: intenção, atenção, atitude.

Uma intenção clara sobre a razão de estar praticando ajuda a retomar a atenção sempre que a mente divagar. 

Se temos a intenção de levar a atenção ao coração, que foi o caso da prática de segunda com uma atitude crítica e cheia de julgamentos, não se pode dizer que estamos praticando  Mindfulness.

Tudo isso pra dizer que o não julgamento, a curiosidade, a abertura e a gentileza são atitudes essenciais e tudo isso foi sentido e até causou estranhamento porque não costumamos ser compassivos conosco.

E, assim como a atenção pode ser treinada e trazer além de mudanças estruturais no cérebro, também trazer mudanças na vida (o que considero mais desejável), a compaixão também pode ser treinada e merece uma atenção ainda maior já que não fomos treinados para nos oferecer cuidado, tendemos na verdade a buscar esse cuidado fora.

A Cíntia teve percepções profundas sobre o medo.

Relatos como esse também estiveram presentes:

“Adorei na prática de hoje perceber que posso oferecê-las e que é humanitário agir assim. Obrigada pelo despertar!”

Que possamos seguir compartilhando humanidade e oferecendo recursos simples e efetivos para lidar com tudo que envolve VIVER!

Que continues colecionando agoras de qualidade!!

Rose Botrel 🍁

Picture of Rose Botrel

Rose Botrel

Uma eterna buscadora que despertou quando nasceu (1976), fisioterapeuta há 23 anos e que desde 2013 vem se formando na área do desenvolvimento humano. Desenvolver-se e envolver-se. Sigo assim. Já são quase 10 anos, dezenas de grupos envolvidos, desenvolvidos, centenas de seres humanos despertos. Mindfulness me define hoje, seguindo na minha segunda formação no Mindfulness (Body in Mind Training - Tamara Russel e equipe) mas as formações em Coaching, Programação Neurolinguística, Hipnose, Sagrado Feminino, Mandala do Ser, minhas raízes (tudo que recebi dos meus pais) e minhas experiências na vida me trouxeram até aqui. Definir-se é limitar-se. Então sigo buscando deslocar meus contornos! E desejo trazer MUITA gente comigo!!!

Muito mais:

compaixão e empatia atitudes mindfulness cuidar sentir bem-estar
Compaixão
Cíntia Thurler

O Custo Oculto da Empatia e o Potencial Transformador da Compaixão

Em um mundo cada vez mais sensível e sobrecarregado emocionalmente, palavras como empatia e compaixão ganham destaque em conversas sobre saúde mental, relações humanas e bem-estar coletivo. Mas, embora frequentemente usadas como sinônimos, essas duas atitudes têm efeitos muito diferentes sobre nossa mente e nosso corpo. Neste post, vamos explorar o que a ciência e as práticas de mindfulness revelam sobre o custo oculto da empatia e o potencial regenerador da compaixão — e como cultivar essa habilidade pode transformar a forma como nos relacionamos com o sofrimento, tanto dos outros quanto o nosso.

Ler »
Queridamente
Cíntia Thurler

Onde mora o perdão em mim?

Um convite para o novo tema do Grupo de Aprofundamento em Mindfulness Queridamente. Uma nova forma de olhar para dentro, com leveza e gentileza, que nos permite cultivar espaço para nos conhecermos através das técnicas de mindfulness neurocognitivo. Não se trata de perdoar, trata-se de uma pesquisa viva do nosso movimento interno. Uma oportunidade de se desenvolver enquanto a vida acontece. Vamos juntos.

Ler »
mindfulness e a compaixão coração amor
Compaixão
Rose Botrel

Oferecer algo ao coração

“A compaixão também pode ser treinada e merece uma atenção ainda maior já que não fomos treinados para nos oferecer cuidado, tendemos na verdade a buscar esse cuidado fora.”

Ler »
leveza, peso, sobrecarga e mindfulness
Momento Inteiramente
Cíntia Thurler

Pesos tão leves quanto balões

Trago essa parte de mim porque na segunda nós falamos sobre o peso que carregamos. Nós entramos em contato com ele de uma forma distanciada que nos permitiu ver com detalhes o que nos pesa nas costas, o que dificulta as nossas tarefas no dia a dia, o que nos impede de viver em plena vitalidade.

Ler »
mindfulness, relaxamento e suavização, imaginação
Partilha
Cíntia Thurler

Imaginação e uso do corpo para relaxar o cérebro

“Tal como nas meditações a imaginação promoveu sensações de relaxamento e bem-estar no CORPO; quando ela promove um estado de estresse que nos faz mergulhar num turbilhão mental, podemos SEMPRE USAR O CORPO PARA SUAVIZAR A MENTE.”

Ler »
mindfulness para relaxar o cérebro
Momento Inteiramente
Rose Botrel

Relaxar o cérebro

Relaxar o cérebro pode parecer estranho, mas a simples possibilidade confere uma excelente experiência de suavização.

Ler »
Newsletter

COISA BOA É A GENTE ESTAR SEMPRE EM CONTATO.

Links para as práticas ao vivo, novidades, gravações, reflexões, mindfulness e humanidade compartilhada. Poucos e imposrtantes emails, do jeito que gostaríamos de receber.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER: 

Segundas-feiras

8h30 BR | 12h30 PT

MINDFULNESS PARA COMEÇAR A SEMANA COM PRESENÇA

ENCONTROS DE 30 MINUTOS

ONLINE • AO VIVO • GRATUITO

Momento Inteiramente

plugins premium WordPress